Rolatrek
Notícia
Quer aproveitar o máximo dos recursos do solo? Acerte no plantio!
15.11.2020

Quer aproveitar o máximo dos recursos do solo? Acerte no plantio!

O plantio é um dos principais momentos para o agricultor. A qualidade da execução dessa etapa, ou seja, os erros ou acertos, interfere diretamente nos resultados da safra. Por isso, o plantio precisa ser bem planejado.

Para que o produtor possa aproveitar o máximo dos recursos do solo para o bom desenvolvimento da cultura escolhida, primeiro é necessário conhecer o solo. Já que é ele que possui as condições físicas, químicas e biológicas para uma germinação de qualidade, para o excelente crescimento das plantas e para o desenvolvimento radicular.

No entanto, o solo de um mesmo talhão pode apresentar diferentes características e é nesse ponto que entram as primeiras técnicas de Agricultura de Precisão: as análises de solo. Seja por amostragem de solo com análise em laboratório ou usando tecnologias mais modernas como a leitura da condutividade elétrica, realizada pelo Veris da Stara,  para posterior amostragem. Essa etapa é importante porque ajuda a definir as zonas de manejo.

As zonas de manejo sugerem áreas onde se tem baixa, média ou alta produtividade e saber disso é fundamental para planejar o plantio. Como o solo não é homogêneo, também não é recomendado utilizar a mesma população de plantas em todo o talhão. Segundo dados do Projeto Aquarius, por exemplo, na cultura do milho, para aproveitar o potencial produtivo das zonas de alta produtividade, é indicado aumentar a população de plantas e nas zonas de baixa produtividade, diminuir a população de plantas. Já na cultura da soja, é indicado usar uma população de plantas menor na zona de alta produtividade.

Com o plantio à taxa variável baseado nas zonas de manejo, respeitando a janela de plantio e aproveitando as melhores condições do solo, o produtor otimiza os investimentos em sementes e fertilizantes e dá o primeiro passo para uma colheita mais rentável.


Compartilhe
Notícias Relacionadas
Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba as novidades e promoções em seu e-mail.